quarta-feira, 4 de abril de 2012

Incentivos agrícolas são anunciados para a Associação Estrela Nova

O anúncio aconteceu no último sábado (31), ocasião em que a equipe da Prefeitura, Secretaria de Agricultura e Emater se reuniram com os membros da Associação. Estiveram presentes representando a Emater: o gerente Jesualdo de Melo e a Drª Nicole (veterinária); representando a Secretaria de Agricultura, o Secretário Leandro Patrício, o adjunto Jorge Roconi e os técnicos Obede e Eanes; estiveram presentes ainda Aparecido Felis (Ex-coordenador do Programa Terra Legal), o vereador Eustácio Roberto Salomão, o Secretário de Educação, Adalto Alexandre e o Prefeito Mario Alves da Costa.


A associação implantará com o auxilio da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater, o Programa de Melhoramento Genético – Promeg. Para isso, recebeu da Emater uma botija para armazenamento de sêmen. A Semagri realizará nos próximos dias 11, 12 e 13 o treinamento para os produtores trabalhar com a inseminação artificial. Além disso, a Semagri se dispõe a prestar assistência técnica no que diz respeito ao Promeg.

De acordo com Jesualdo os objetivos da Emater é fazer prosperar a agricultura do município e o “melhor caminho para isso é o melhoramento genético de nosso rebanho”.

Eanes destacou que o melhoramento genético é mais uma ferramenta para melhorar a vida do produtor. Segundo ele, uma alimentação equilibrada e a saúde do animal significa resultado garantido.

De acordo com o Secretário de Agricultura a Semagri atua como articuladora das políticas públicas do setor produtivo e que as parcerias com a Emater e Incra são fundamentais. Para ele uma das grandes dificuldades encontradas pelo município foi a comercialização da produção, barreira vencida graças ao sucesso do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar) que vem fortalecendo a agricultura familiar.

Já o Prefeito lembrou que o município vem evoluindo ao longo dos anos, a exemplo disse ele citou que em 2009 o orçamento destinado para a Semagri era de R$ 600 mil e para este ano o valor chegou a R$ 1,7 milhão.

Valdecir Pereira agradeceu a presença de todos e apresentou as reivindicações dos sócios pautadas na recuperação de trechos das linhas MPs 37, 111, 113 e das pontes das MAs 35, 41, 49, MPs 119 (Rio Belém), bueiro na MP 111 e próximo ao núcleo Amigos do Campo.

Após as reivindicações o Prefeito afirmou que todas as providências serão tomadas e aproveitou a oportunidade para ver a situação da ponte da linha MP 49 e 119 (cujas obras da última deverão ser iniciadas em breve, pois está em licitação).

Everaldo Pimentel
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Machadinho D’Oeste
APOIO: Blog da Barbozinha

Nenhum comentário: