O procurador geral de Justiça de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar, informou nesta quarta-feira (21/11/2012) durante entrevista coletiva que o ex-prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes seria o mentor do esquema que fraudava licitações e desviou mais de R$ 9 milhões dos cofres públicos. A quadrilha foi desarticulada em ação do MP, Polícia Civil e COE durante a Operação Olimpo. Segundo o procurador, apesar de ter pedido de prisão preventiva de Laerte, ele não foi preso porque o juiz entendeu que como não ocupa mais o cargo, não oferece nenhum tipo de obstrução ao trabalho da Justiça. Mas, se houver condenação em todos os crimes dos quais é acusado, Laerte Gomes pode pegar entre 8 a 12 anos de cadeia.
No total, 37 pessoas foram denunciadas. Entre os 10 que foram presos estão Adriano José Montalvan de Lara, Eliezer Alves dos Reis - que era funcionário de uma empresa particular de Laerte Gomes - e Marcos Alexandre Gomes, irmão do ex-prefeito e que chegou a ser presidente do Instituto Municipal de Previdência. Além deles, também foram presos Valmir Gonçalves de Azevedo, dono da empresa Aruani Empreendimentos e Assessoria Ltda e Rui Luiz Cavalcante, que possuía três empresas: Alvorada Empreendimentos Técnicos e Contábil Ltda, Cristal Consultoria e Assessoria Previdenciária e Cavalcante & Araújo.
No setor de transporte escolar duas empresas atuavam no esquema: Selvatur, que mudou seu nome posteriormente para Soberano, de propriedade de Juliano Heiduschadt e Alvatur, de propriedade de Alvair Zentaski. Ambos estão presos
Outras medidas cautelares foram deferidas pela Justiça. As prisões foram feitas por policiais civis e da COE. Veja a lista de prisões
JULIANO HEIDUSCHADT GOMES
ALVAIR ZENTARSKI
JANETE MARIA PASQUALOTTO DA SILVA
AMAURÍCIO RAMOS GOMES
VALNIR GONÇALVES DE AZEVEDO
RUI LUIZ CAVALCANTE
ADRIANO JOSÉ MONTALVÃO DE LARA
ELIAZER ALVES DOS REIS
Mandados ainda não cumpridos
JAIR DE SOUZA COSTA
SHEILA SARAIVA CUNHA E SILVA
outras 23 pessoas estão proibidas de acesso a órgãos públicos e até mesmo de contato com servidores. Todos estão envolvidos com a organização criminosa, explica o Ministério Público do Estado, que desencadeou a Operação Olimpo nesta quarta-feira para desarticular a quadrilha.
VEJA MATERIA SOBRE A DESARTICULAÇÃO DO ESQUEMA CRIMINOSO
Operação Olimpo
MP DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE FRAUDAVA LICITAÇÕES EM ALVORADA DO OESTE
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria da Justiça de Alvorada do Oeste e do Centro de Atividades Extrajudiciais e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (CAEX/GAECO), deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 21 de novembro, a segunda etapa da Operação Olimpo, com o objetivo de desarticular e combater organização criminosa que se estabeleceu no âmbito da administração pública do município de Alvorada do Oeste com a finalidade de fraudar o caráter competitivo dos procedimentos licitatórios e desviar recursos públicos com o pagamento de serviços sem comprovação da devida prestação.
Nesta etapa da operação, 37 pessoas, dentre servidores públicos e empresários, foram denunciadas pela pratica dos crimes acima mencionados e ao longo desta manhã, um efetivo de 80 policiais, abrangendo os da Companhia de Operações Especiais (COE) da PM/RO e Policiais Civis lotados no CAEX/GAECO, estão dando cumprimento aos mandados de prisão expedidos em desfavor de dez deles.
Segundo apurou-se a organização criminosa agia no Instituto Municipal de Previdência e na Secretaria de Educação e teriam perpetrados os seguintes crimes: dispensa ilegal de licitação; fraude ao caráter competitivo licitatório; tentativa de afastamento de licitante mediante grave ameaça e promessa de vantagem indevida; falsidade ideológica; peculato e formação de quadrilha em organização criminosa.
Os policiais também estão notificando outros 23 dentre os denunciados, dos mandados de afastamento de órgãos públicos e proibição de contato com seus servidores. Atuaram de forma decisiva nas investigações servidores do Tribunal de Contas de nosso Estado.
Creditos:
Site Rondonia Agora
Video Youtube
Fonte/Autor: MP

Um comentário:
muito bom!
Lugar de bandido é na cadeia!
Postar um comentário