quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MACHADINHO: Audiencia Publica para a definição de Ação Orçamentario no Âmbito da Saúde

Aconteceu na manhã de ontem (quarta-feira) na Câmara de Vereadores uma audiência pública para a definição da Ação Orçamentária no âmbito da área da saúde. Compareceram na audiência o presidente do conselho municipal de saúde - Pedro Lima Barros, o secretário de meio ambiente e pesca – Hudson Roberto Salomão, o gerente de esportes – Rogerio Jose Teodoro, o secretário de saúde – Edson Casarão, o secretário de planejamento e construção – Eraldo Barbosa Teixeira, o coordenador de endemias – Floriano Silva Nobre, o secretário de agricultura – Leandro Patrício, o secretário de administração e fazenda – Admilson Ferreira, os vereadores: Ronaldinho, João Ailton, Ezequiel Junior e Lourival José Pereira e o Prefeito Marinho da Caerd, além de membros da sociedade civil e funcionalismo público.


O secretário de Planejamento – Eraldo Barbosa Teixeira apresentou O Relatório Preliminar do Projeto de Lei nº28 (Orçamento geral da União para 2012), que prevê a Emenda de Iniciativa Popular, para municípios com até 50.000(cinqüenta mil) habitantes. Segundo ele a deliberação desses recursos no valor de R$ 600 mil foram designados para a área da saúde.

Foram apresentadas as seis ações e suas finalidades. Na seqüência os presentes escolheram a ação 8581 que trata da Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde.

Finalidade da ação: Cabe construção, ampliação, aparelhamento/equipamentos de serviços de atenção básica de saúde. Também pode viabilizar a aquisição de unidade móvel de saúde. Também permitirá a implantação das Academias de Saúde, que objetivam aumentar a quantidade de espaços para a realização de atividade física, bem como estimular a pratica dessa atividade, e ampliar o acesso aos serviços de saúde e prevenção e prevenção de Doenças Crônicas Não transmissíveis.

Edson Casarão – Secretário de Saúde, explicou que todas as ações são importantes, porém, os recursos são poucos. Ele explicou ainda que a atenção básica é obrigação do município e com a aquisição de uma unidade móvel poderá intensificar e fortalecer o Programa Saúde Itinerante, melhorando a qualidade no atendimento à população. “Nossa proposta é melhorar a atenção básica”, destacou.

“É interessante esse momento, onde temos a oportunidade de discutir e escolher o que é melhor para nossa população. Com a escolha desta proposta queremos diminuir e rápido o sofrimento da nossa população”, concluiu o Prefeito Marinho da Caerd.

CREDITOS:
Everaldo Pimentel
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Machadinho D’Oeste
Apoio: Blog da Barbozinha

Nenhum comentário: