terça-feira, 29 de maio de 2012

Alunos machadinhense participaram do Projeto Jornada do Conhecimento

Alunos do Ensino Médio das Escolas CEEJA – Paulo Freire e Joaquim Pereira da Rocha participaram na noite da última sexta-feira (25/05) e pelo sábado de manhã do Projeto Jornada do Conhecimento “Um Estado em Desenvolvimento”.


O encontro aconteceu no Centro Cultural Marinha de Andrade Rocha e contou com a presença da diretora do CEEJA – Paulo Freire, Marileide Sandes Siqueira; dos vereadores: Celso Coelho e Nilton Cezar; das idealizadoras do projeto, professoras: Ivanize Fabiane Carvalho; Iaane Aparecida Graça Cordeiro; Lovani Lorane Fucks; Viviane Simões; marcou presença também professores do Distrito de 5º BEC e da Escola Joaquim além da representante do Governador; Vilma Alves dos Santos.

Na noite de sexta-feira o palestrante foi o Professor Francisco Matias. Sua abordagem foi sobre a História e Geografia do Estado de Rondônia. Ele contemplou o processo histórico-social do estado com fatores políticos, econômicos e culturais. Ao final da palestra, foi disponibilizado um momento para a plateia sanar dúvidas.

Evidenciou-se com isso uma verdadeira aula a respeito do conhecimento da História e da Geografia rondoniense, mencionou sobre o Hino do Estado, como sendo o único do Brasil com um nome “Céus de Rondônia”. Comentou ainda sobre os Mitos fundantes de Rondônia: A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, as Linhas telegráficas, o Real Forte Príncipe da Beira e a BR 364.

Na manhã do sábado, o momento foi o com o professor e escritor João Correia. Seu foco foi a literatura, uma literatura voltada para o Estado. Ao final ele presentou os presentes com um de seus livros e os autografou.

Com os objetivos de identificar o processo histórico-social Estado de Rondônia com fatores políticos, econômicos e culturais; relacionar as raízes históricas com fatos contemporâneos e conhecer as diversidades culturais presentes na formação do Estado de Rondônia herdados dos migrantes e imigrantes o projeto contou com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC.

CREDITOS:
Everaldo Pimentel
APOIO: Blog da Barbozinha
Josiane Barbosa


Nenhum comentário: