quarta-feira, 2 de maio de 2012

Emater realiza reunião sobre o programa Rondônia Rural Show e linhas de créditos

A Emater/Machadinho realizou na tarde da última quinta-feira no auditório da Sedam uma reunião para falar sobre o novo programa Rondônia Rural Show e a 1ª Feira de Difusão de Tecnologias que será realizada em Ji-Paraná, entre os dias 24 a 27 de maio de 2012.


Estiveram presentes no encontro representantes dos Bancos: da Amazônia – Basa e Brasil; representantes da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri; o gerente local da Emater, Jesualdo Lima Melo; o Vereado Cirilo Guedes, uma centena de agricultores e a chefe de Gabinete Katchuska Samaroni, além de outros secretários municipais.

Na pauta da reunião estavam temas como: a realização da primeira Feira de Difusão de Tecnologias, cujo objetivo é buscar soluções para a agricultura familiar do Estado de Rondônia e, para isso conta com parcerias como a Emater, Banco Basa, Banco do Brasil, Prefeituras e, principalmente, dos agricultores. Na feira serão contemplados todos os setores produtivos da agricultura.

Outro ponto de destaque foi linhas de créditos, onde um dos representantes do Banco Basa, Eduardo, afirmou ser o Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, a melhor linha de crédito existente no mundo. Eduardo detalhou minunciosamente cada uma das linhas de créditos do Pronaf e respondeu a algumas dúvidas dos produtores.

A representante da Seagri, Edineia, cumprimentou a todos e agradeceu aos presentes. Ela explicou que a Feira Rondônia Rural Show vai ser a primeira realizada no Estado e será uma chance de sucesso para os agricultores. Segundo ela haverá o envolvimento da Emater, do Banco Basa, do Banco do Brasil, Prefeituras e principalmente dos agricultores que são as peças principais deste evento. A feira visa trazer soluções para a agricultura do Estado de Rondônia.

Para o representante dos agricultores, Ataíde, a equipe de Ates tem ajudado muito os agricultores, afirmou ainda que o principal problema dos agricultores se concentra na falta de crédito e de insumos agrícolas.

O vereador Cirilo salientou que uma das maiores dificuldades para os agricultores terem acesso às linhas de crédito está na falta de documentação de seus lotes.

Em sua fala, Jesualdo afirmou que as parcerias são fundamentais para um resultado positivo das políticas públicas para a agricultura. Em outro momento ele lembrou que o planejamento na propriedade é importantíssimo para acessar as linhas de créditos.

CREDITOS:
Everaldo Pimentel
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Machadinho
APOIO: Josiane Barbosa / BLOG DA BARBOZINHA

Nenhum comentário: