quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Coordenadoria Estadual de Educação no Trânsito discute trânsito machadinhense

A Coordenadoria Estadual de Educação no Trânsito se reuniu na última segunda-feira com lideranças machadinhense com o objetivo de discutir a educação no trânsito em Machadinho D’Oeste.


Estiveram presente na reunião a equipe do CIRETRAN/Machadinho, representante dos mototaxistas, presidentes de associações e conselhos, representantes da Emater, a chefe de gabinete Katchuska Samaroni, a secretária adjunta de educação Marcia Matheus, bombeiros, representantes das escolas, o secretário de planejamento Eraldo Barbosa, o secretário de obras Paulo Henrique, o presidente da câmara de vereadores Lourival José Pereira.

Por determinação da ONU foi instituída em 2011 a década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, consiste no comprometimento dos governos de todo o mundo em tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano. Trata-se da nona causa de mortes em todo o mundo. Além disso, os acidentes no trânsito ferem de 20 a 50 milhões de pessoas a cada ano. Em muitos países, os cuidados de emergência e outros serviços de ajuda às vítimas do trânsito são inadequados. No Brasil a Década Mundial de Ação pelo Trânsito Seguro foi lançada no dia 11 de maio de 2011.

Gildete Alencar (Detran/RO) salienta a importância do envolvimento de todos os segmentos da sociedade no que diz respeito à Educação de Trânsito. Segundo ela outro passo importante é o comprometimento do município na criação do Plano Municipal de Trânsito. A participação e o comprometimento de todos é fundamental, pois “as pessoas tem que estar comprometida com o social”, comenta Gildete.

Já o Prefeito Marinho da Caerd afirmou que o município está preocupado com as questões de trânsito, haja vista que houve um aumento significativo no número de automóveis circulando em Machadinho. O Projeto foi protocolado junto ao Detran e está no aguardo da liberação dos recursos.

Marinho manifestou ainda o empenho da administração na elaboração do Plano Municipal de Trânsito. “Estamos buscando os recursos para que possamos fazer a nossa parte, pois, tudo o que fizermos ainda será pouco pelo que vale uma vida”, concluiu o Prefeito.

Everaldo Pimentel
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Machadinho D’Oeste

Nenhum comentário: