quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Machadinho D’Oeste recebe o “Mãezinha Rondoniense”

Na última quarta-feira (25/01) o secretário de saúde de Machadinho D’Oeste, Edson Casarão, recebeu a equipe técnica do Plano FutuRO. A equipe apresentou ao município o programa “Mãezinha Rondoniense”.


O Mãezinha Rondoniense é um produto do Plano FutuRO, tem como objetivo diminuir as mortalidades materno-infantil, ocasionadas pela falta das consultas pré-natal, ou seja, o acompanhamento médico durante a gestação.

Estiveram presentes na reunião, integrantes da Secretaria do Estado de Assistência Social (SEAS), Alexandre Müller e Leonardo Rocha, da Secretaria do Estado de Saúde (SESAU), Clenilda Aparecida dos Santos, da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, Jocemar da Silva Arcanjo, a enfermeira Ilquênia e o vereador presidente, Lourival José Pereira.

De acordo com o coordenador do programa, Alexandre Müller, o “Mãezinha Rondoniense” vai prestar o acompanhamento àquelas mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, ou seja, tem uma renda per capita de até R$ 140. “O programa Mãezinha Rondoniense objetiva atender àquelas mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e pretende-se com ele, acompanhá-las durante o Pré-Natal, orientando-as e capacitando-as para o mercado de trabalho. Por ser uma ação de governo envolvendo municípios a ideia principal é melhorar os índices estatísticos-epidemiológico da assistência materna infantil nos municípios que serão atendidos pelo projeto”, explicou o médico”.

“Nosso município fará o possível para o êxito do programa. Queremos proporcionar o melhor às nossas grávidas que muitas vezes não tem como fazer as consultas pré-natal de maneira correta”, afirmou Edson Casarão, secretário de saúde.

Machadinho D’Oeste, assim como mais 7 municípios do estado foram inseridos neste programa devido ao elevado índice de mortalidade materno infantil.

Fonte: Lú Braga
Everaldo Pimentel
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Machadinho D’Oeste

Nenhum comentário: